quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Não acredito em Massagem Redutora

     Olha, não tenho nada contra quem faz a massagem redutora, até tenho uns conhecidos que fazem e outros que recebem também. Mas assim, cada um na sua né. (Sentiu a ironia né).
     Não. Não acredito. Nunca vi uma explicação plausível. Não tem na literatura. Não tem estudo científico. (Ficou parecendo que estou falando de deus, mas ainda estou falando de massagem redutora, viu?!)
     Massagem redutora ou modeladora, dizem, é uma técnica que, dizem, faz você perder medidas e gorduras localizadas, dizem. 
     Mas agora, porque não acredito? Sem querer parecer rude, grossa, prepotente, mas eu estudei fisiologia do exercício. De algumas coisas eu lembro.
     Gordurinhas, gorduras localizadas, pancinha, etc... são um amontado de adipócitos: células especiais que guardam lipídios. Os lipídios são umas moléculas enormes de carbono, hidrogênio e oxigênio quem tem várias funções (pesquisa no google), entre elas a função de reserva energética.
      Reserva energética é mais um menos assim: eu como, eu gasto energia daquilo que comi. Aquela energia que não gastei, meu corpo acumula pra depois eu usar. Uma das formas de acumulação de energia é a lipogênese (formação de lipídios) e uma das formas pra gastar energia é a lipólise (quebra de lipídios pra gerar ATP, vulgo, energia). Mas, pra eu gastar "gorduras" (lípidios) eu preciso fazer exercícios físicos prolongados. Dessa forma, meu corpo libera enzimas e hormônios pra ajudar na quebra de lipídios. E mesmo assim, antes de eu metabolizar os lipídios, eu tenho que utilizar os glicídios antes, ou seja, meu exercício tem que ser com suor se eu quiser perder gorduras! 
     Como que manualmente eu vou quebrar uma célula de gordura? Só fazendo lipoaspiração.
     "Ah, mas fulana foi na ciclana e ela fez umas massagens lá e ela perdeu três centímetros de barriga."
     Eu não duvido disso. Mas ela não perdeu gordura. Ela desinchou. Provavelmente ela fez uma drenagem linfática disfarçada de massagem redutora. 
     A drenagem linfática sim, eu acredito. Mas com propósito de remover toxinas acumuladas, drenar edemas, ajudar em pós-operatório. Tirar gorduras? Não. 
     Existem realmente meios dentro da estética que ajudam a estimular esses hormônios e enzimas a quebrarem os lipídios. Um deles, e o que mais confio, é uma aparelho chamado ultrassom. É um método mais antigo, porém existem inúmeros trabalhos científicos a cerca da eficácia desse aparelho, não tem muitas contra-indicações e é meu xodózinho na época de estágio na faculdade. MAS não é tão eficiente quanto um bom exercício físico. Têm outros aparelhos mais recentes, mas ainda não é comprovada a eficiência e tem poucos estudos. Sem falar que quando você faz exercícios você estimula seu coração e pulmão, enquanto que ao utilizar de alguma aparelho você estimula uma área do seu corpo só e nem fortalece. 
     O que acontece hoje é que todo mundo tem que desfilar dentro de um padrão estético: esbelto, sem gorduras, sem estrias, sem celulite, cabelo liso, entre outras coisas. E o mercado aproveita disso de uma maneira incrível. A pessoa gasta uma fortuna em algo que não resolve e o "profissional" abusa disso. 
     Se você realmente quer emagrecer, que seja por uma questão mais de saúde. E olha que hoje sabemos que ser magro não é sinônimo de vida saudável e ser gordo não é sinônimo de doença.
     Se você realmente quer emagrecer, seja disciplinado. Observe sua alimentação ou vá em uma nutricionista que realmente te avalie e não te dê dieta de gaveta. Corra dessas dietas malucas que vemos por aí. E não se sinta mal por comer uma bobeirazinha. Faça atividade que te faça suar mas ao mesmo tempo te faça ficar bem. Sentir uma dorzinha no outro dia é normal, mas fica atento aquela dor que insiste por vários dias. (Qualquer coisa estamos aí).
     Se você realmente quer emagrecer, se pergunte se você precisa mesmo ou se é porque a propaganda de roupa íntima mandou.
     E se você não quer nada disso, seja feliz. Seu corpo, suas regras.

Nenhum comentário: