quinta-feira, 9 de julho de 2009

Paz

Conflitos existem por que as pessoas pensam diferente uma das outras. Mas na sua essência, o pensamento é o mesmo. O que queremos é a mesma coisa: paz.
Não é no sentido de paz mundial, paz entre os povos.... Até por que muita gente faz guerra pra conseguir paz.
É paz consigo mesmo. Paz, por que eu consegui ser o que queria, por que eu aceito o que sou e como sou. Paz por que tenho consciência de minha existência e da existência dos outros, por que me respeito.
"Paz para o corpo, paz para a mente, paz para o espírito".
Como conseguir paz?
Uma vez ouvi a seguinte história:
O discípulo chegou ao mestre e perguntou "mestre, eu quero paz, o que faço para conseguir?"
E o mestre respondeu "retire o 'eu' e retire o 'quero' e terá somente paz.
Eu, ego. Quero, apego.
Bom, quando escutei isso confesso que senti até um arrepio.
Termino com as belas palavras que escutei há alguns dias atrás:
"Paz para todos os seres. Possam todos os seres sentirem-se bem, felizes e livres do medo".

4 comentários:

Lays. disse...

O problema esta justamente em cada um querer a sua propria paz e nao a paz coletiva. A paz que as pessoas buscam é egoista e o egoismo diverte, sacia um pouco, mas no fim das contas nao leva a nada. Gostei do conto do discipulo, apesar de ser quase impossivel, é bonito de se ler.

Alan disse...

Se a paz é a ausência do desejo, que eu nunca tenha paz. Que eu seja humano, até deixar de ser humano.

john disse...

Na verdade, a paz e a humanidade parecem incompativéis, sei que minha visão é pragmática, mas basta olhar ao seu redor.
o homem é o unico ser na natureza que altera o ambiente indiscriminadamente, e principalmente é o unico ser que gera conflitos com seus semelhantes sem motivos ou por motivos banais, não consigo conceber uma noção de paz com a presença humana, ao inés disso vejo o homem como um macaco que persegue a lua e tenta alcança-la olhando o seu reflexo num lago, sendo que se ele mergulhar, estará cada vez mais distante de sua "tão desejada lua" e mais próximo do seu próprio fim, ou seja
estamos correndo atrás de algo inalcansavél para nossa mente limitada e nossa sociedade hipócrita.
tem o dito
abraço

Lívia Corbellari disse...

acho q ja li um trecho paracido no paulo coelho... acho a paz impossivel, sempre vamos estar insatisfeito com q temos, sempre vamos achar q podemos ser melhores...mas momentos de paz sempre existem, pena q durem tao pouco