segunda-feira, 1 de junho de 2015

O que aconteceu quando fiquei uma semana sem fazer drama!

Bom dia senhorxs! 
Eu deveria ter escrito esse texto há uma semana atrás, mas procrastinei. 

Enfim, de onde surgiu essa de "parar de fazer drama"? 
Assim: o site do Hypeness coloca uns desafios para as pessoas, como por exemplo "uma semana sem comer carne" ou "uma semana sem reclamar". Depois, o pessoa relata a experiência. Quanto ao drama, foi iniciativa minha mesmo.
Mas porque drama? Primeira parte, vamos tentar entrar na minha cabeça um pouquinho. Eu tinha acabado de formar, não tinha perspectiva nenhuma do que fazer, meu pai já não podia me ajudar mais. E o mais foda difícil: pagar contas. 
Segunda parte, o que de fato estava acontecendo. Durante a graduação eu fiz meu curso de Acupuntura (e agradeço imensamente ao universo), então eu tinha um carta na manga pra um início de carreira. Comecei a trabalhar e tive bons resultados com os pacientes. Mas eu ganho pelo tanto que trabalho. Se tenho poucos pacientes, ganho pouco. O contrário também. Logo, existem semanas extraordinárias e de agenda lotada. E existem semanas ociosas. 

Diante de tudo isso, eu só tinha a agradecer. Agradecer pela Acupuntura, pelo trabalho, pela oportunidade, por aqueles que me cederam um lugar para trabalhar. 

Mas não. 

O que eu estava fazendo era algo assim: 
"Tenho mil contas pra pagar, e poucos pacientes. O que fazer? O que fazer? (repita isso por 30 vezes) Como vai ser semana que vem? Que crise é essa que faz ninguém querer cuidar da saúde? Meu cabelo ta caindo, vou ficar careca. Vou ficar careca, sem emprego e com um diploma na mão. Vou ficar careca, sem emprego, e virar pedinte. Quando eu morrer meu corpo vai pra faculdade porque vou virar indigente. Porque universo, eu só quero trabalhar... Porque? Porque?? (Seguido depois de mais diálogos mentais absurdos, perguntas repetitivas, finalizando com uma dor de estômago terrível, alguns dias de insônia, e muita olheira).

Eis que em um dia ocioso, fui mexer no facebook olhar algumas matérias. Uma dizia que em momentos de crise, o que deve ser feito é ter um olhar mais frio e saber enxergar oportunidades.
Foi aí que me toquei. 
Talvez, só talvez, eu deveria parar, olhar pra trás e perceber o quanto as coisas fluíram e estão melhores, ainda que precise melhorar mais. 
Talvez isso seja uma situação normal, e talvez eu deveria parar de dramatizá-la. Vou tentar ficar uma semana sem fazer isso.

E assim começou a semana sem drama.
O primeiro desafio foi saber o que é drama. Então, pra tudo que acontecia, eu tinha que parar e pensar se o que eu ia fazer era drama ou não. Outro desafio era segurar pra não "baixar a drama queen"(nessas horas eu respirava profundamente, várias vezes).

- O paciente X desmarcou.
- Tudo bem, eu ligo pra ele depois (ao invés de "porque? o que eu fiz de errado?")

- O boleto vence dia Y.
- Pffft... tenho 15 dias até lá, consigo pagá-lo (ao invés de "daqui a pouco vão me cobrar e ameaçar a me torturar").

- O que fazer semana que vem?
- Sei lá. Correr, fazer yoga, programar promoções, fazer contatos (ao invés de "deitar em posição fetal e chorar).

Ok. Eu não sou tão dramática assim. Exagerei ao escrever, foi só pra criar uma ideia do que tava acontecendo. Passar essa semana assim foi ficar fria diante de situações ruins e pensar em alternativas para contorná-las. Ao mesmo tempo, foi cansativo ficar pensando em tudo para saber o que é drama, o que não é. Percebi que tenho muito a agradecer. Parece aqueles discursos clichês de auto ajuda, mas é fato. Agradecer mais do que reclamar. Planejar mais, trabalhar mais, estudar mais, agir mais. Devanear menos. 

Próximo desafio: uma semana sem procrastinar. Mas hoje não. Daqui uns dias.

Nenhum comentário: